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7 razões para não falar ao telefone

July 6, 2017

Sabe por que paramos de chamar esses pequenos dispositivos de celular e passamos a chama-los de smartphone?

 

Por que este aparelho que somos tão dependentes, deixou de ser celular a muito tempo, celular era um pequeno dispositivo que você usava para atender e realizar ligações.

 

O smartphone é um mini computador em seu bolso.

 

E quem tem smartphone sabe, geralmente o recurso que menos usamos, é a ligação.

 

Com o desenvolvimento da tecnologia e a facilidade na comunicação, a tradicional ligação, virou coisa do passado, muitas pessoas apenas usam a função ligação do smartphone em casos de emergência ou, para falar com pessoas que ainda não estão familiarizadas com a atual tecnologia.

 

O assunto já virou matéria de reportagens internacionais como a Forbes, e The Atlantic.

 

As pessoas estão usando o recurso ligação cada vez menos, e a tendência é que este hábito só aumente.

 

Abaixo, a equipe de comunicação da newcreation, separou 7 principais razões e justificativas, para as pessoas não falarem ao telefone.

 

 

1 - Cortesia

 

Não é igual ao WhatsApp ou mensagem SMS, para ir "direto ao assunto".

 

Em uma ligação, antes de ir "direto ao assunto", você precisa iniciar uma pequena conversa, perguntando se esta tudo bem, como foi o feriado, como está o tempo, coisa do tipo.

 

Se você realizar ou receber uma ligação, e ir "direto ao assunto", sem a famosa "cortesia de boas vindas", possivelmente irá transparecer como grosseria.

 

2 - Resposta imediata

 

Muitas vezes em uma ligação, quando recebemos alguma pergunta, não temos muito tempo para pensar, a pessoa que fez a pergunta aguarda a sua resposta do outro lado da linha.

 

Aqui não tem as duas "marcações" do WahtsApp, pra você responder quando estiver pronto.

 

Por esse motivo, algumas pessoas quando recebem alguma ligação importante, ou precisam responder a uma pergunta que possivelmente terá consequências, educadamente perguntam se podem retornar a ligação, para refletir um pouco melhor sobre a resposta.

 

3 - Identificação

 

Muitas vezes, até mesmo quando ligamos no smartphone da pessoa que desejamos falar, não é necessariamente ele ou ela quem atende, pode ser outra pessoa.

 

Neste caso, você pode precisar de um tempo para identificar quem realmente atendeu a ligação ou até mesmo perguntar quem esta falando.

 

Muitas pessoas preferem ir direto ao assunto e perguntam logo pela pessoa desejada:

- Oi (seja lá quem você for), gostaria de falar com Obama.

 

4 - Linguagem corporal

 

 

Dependendo do objetivo da sua ligação, talvez, ter contato com a linguagem corporal seja importante, como por exemplo, venda de produtos ou serviços, negociação de contrato ou até mesmo término de um projeto ou acordo comercial.

 

Muitas vezes a linguagem corporal ajuda nestes tipos de situações, para que você tenha um feedback referente as reações da pessoa que esta recebendo a informação que você esta passando.

 

Por mais que alguns meios tecnológicos não forneçam acesso a linguagem corporal, como o WhatsApp ou mensagens SMS, muitas vezes essa barreira pode ser quebrada com o envio de emojis, que são ideogramas e imagens que enviamos através de mensagens eletrônicas para demonstrar nossas emoções e reações.

 

Muitas empresas utilizam o Skype, para economizar em ligações de longa distância e conseguir de uma certa forma, uma proximidade com seus clientes e fornecedores, muitas vezes utilizando a opção de conferência em vídeo, (recentemente também disponível no WhatsApp), pode-se quebrar a barreira com a falta de acesso a linguagem corporal.

 

5 - Falta de disponibilidade

 

 

Muitas pessoas, principalmente os brasileiros, se sentem mal ou culpados quando o telefone toca e eles não atendem.

 

Como de costume em algumas cidades da Europa, não atender o telefone quando está ocupado é extremamente normal, a pessoa que esta realizando a ligação automaticamente entende que ligou em momento errado e tenta retornar a ligação mais tarde.

 

Muito brasileiros, por mais que não tenham disponibilidade em atender, fazem de tudo para pegar o smartphone, é normal você ver pessoas pelas ruas se atrapalhando para atender uma chamada.

 

As mensagens eletrônicas, nos fornece o benefício de respondermos ou retornarmos quando estivermos prontos, apesar de muitas pessoas considerarem as mensagens primordiais, e muitas vezes reclamarem quando não retornarmos com rapidez, ainda assim, a ligação é considerada para chamadas urgentes.

 

6 - Conversas longas

 

Quem não tem aquele parente, amigo ou amiga que adora um telefone?

 

Muitas vezes não estamos disponíveis para conversas longas, e nos sentimos culpados ou mal educados quando tentamos finalizar uma conversa e a pessoa do outro lado da linha ainda tem muita coisa para te falar.

 

E muitas vezes, você tenta finalizar a conversa mas o seu contato não lhe fornece nem a oportunidade de falar.

 

Situação complicada né?

 

7 - Um monte de tchau

 

Nunca sabemos a hora certa de usar o "tchau".

 

E quando falamos tchau e a pessoa ainda continua falando do outro lado da linha, ficamos meio sem jeito né?

 

Aqui vale a mesma regra para a razão número 1 deste post, a cortesia.

 

Da mesma forma que, poderá transparecer grosseria se você não tiver aquela "conversinha" inicial antes de ir "direto ao ponto", na despedida é a mesma coisa.

 

Se você não der o famoso "tchau" para se despedir, possivelmente, a pessoa do outro lado da linha poderá pensar que você desligou "na cara" dele ou dela.

 

 

Qual usar, mensagem eletrônica ou ligação telefônica? 

 

Nós da newcreation, apesar de sermos uma empresa totalmente focada em tecnologia, utilizamos as ligações telefônicas para nos aproximarmos um pouco mais de nossos clientes e parceiros

 

Dependendo do perfil, utilizamos mensagens eletrônicas, como e-mail, WhatsApp, Skype, entre outros.

 

Podemos considerar que o acesso a tecnologia esta realmente mudando a forma como nos comunicamos.

 

Seja qual for a sua escolha, mensagem eletrônica ou ligação telefônica, tenha em mente quais são as suas necessidades e o real objetivo para realizar a sua comunicação.

 

E pra você não pensar que sou mal-educado, vou finalizar este post com um Tchau ok?

 

Então tá, tchau hein !!!

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